segunda-feira, 30 de abril de 2012



ONTOLOGIA

Ontologia (em gregro ontos e logoi, "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres. Costuma ser confundida com metafísica. Conquanto tenham certa comunhão ou interseção em objeto de estudo, nenhuma das duas áreas é subconjunto lógico da outra, ainda que na identidade.
O termo ontologia é originário da filosofia grega. Ontologia é um ramo da filosofia que lida com nossa constituição mais íntima, isto é, com o termo significa: Ontós = Ser, e Logos = Conhecimento. Esse termo foi introduzido por Aristóteles para desenvolver um conhecimento: CONHECIMENTO SOBRE O SER. Lembrando sempre que o conhecimento não está desvinculado da ontologia. Um argumento ontológico é qualquer argumento considerado ontológico que defende a existência de  Deus. Os critérios para a classificação de argumentos ontológicos não são exatos e amplamente aceitos, mas eles geralmente partem da definição de Deus e chegam à conclusão de que a sua existência é necessária e certa. Esse tipo de argumento é unicamente um raciocínio a priori e faz pouca ou nenhuma referência a posteriori, de cunho empírico


Laio Vinicius Santana Guimarães

2 comentários:

  1. Na verdade meu amigo Laio a Ontologia se preocupa com o ser, como ele realmente é o estudo de natureza lógica cada um, de acorodo com a sua identidade.

    ResponderExcluir
  2. Ontologias são utilizadas também em web semântica, em engenharia de software, em inteligência artificial e arquitetura da informação sendo uma forma de representação de conhecimento sobre o mundo.

    Rosangela Silva Souza

    ResponderExcluir