quinta-feira, 19 de abril de 2012

Filosofia da Educação

[...] e educador já não é aquele que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando, que ao ser educado, também educa[...].
Paulo Freire

Filosofia da Educação é a relação entre o pensar filosófico e a fundamentação epistemológica do processo educacional. Tal processo está implicado na produção de uma práxis, inter-relação entre a teoria e a prática na construção de um agir pedagógico, que envolve a questão do ensino-aprendizagem e das questões filosóficas inerentes a tal condição. Dentre elas, é imprescindível destacar as discussões éticas, políticas e antropológicas, pontos principais do referido blog. Ressaltando a impossibilidade de se pensar uma verdadeira educação que não seja política e voltada para a formação ética. Entendemos assim os pressupostos para a constituição de um sujeito livre e autônomo, fruto de uma educação transformadora.
A importância da Filosofia para Educação pode ser compreendida a partir de uma pergunta fundamental: "o que é o homem?". O aspecto existencial dessa interrogação abriga muito mais do que uma pergunta generalista ou biológica, já que envolve o conhecer-se e o perguntar-se de todo homem sobre si mesmo ("quem sou eu?"), sobre sua origem ("de onde vim?") e sue destino ("para onde vou?"). São questões filosóficas que necessitam de um exercício filosófico como pano de fundo para que se possa buscar respostas.
A Educação, que desde os primórdios está presente no processo de construção da cultura humana, ao longo dos séculos tem sido entendida a partir de diversas correntes do pensamento, ora privilegiando uma perspectiva deste homem, ora assumindo outra visão a partir da natureza ou da história deste ser humano.
Por isso entender a Educação como um processo aleatório, apenas empírico, que se realiza somente numa perspectiva de ensaio-erro, seria incorrer em terrível engano e em inadmissível ingenuidade.
Existem teorias pedagógicas que contribuíram e contribuem para a Educação como um todo; elas são fruto de reflexões filosóficas que, de certa forma, começaram com os gregos e são fundamentais para compreendermos ou tentarmos compreender que é o homem.
Confiram esse vídeo para a melhor compreensão:

6 comentários:

  1. Confúcio diz: * "Para saber que nós sabemos o que nós sabemos, e para saber que nós não sabemos o que nós não sabemos, isso é o conhecimento verdadeiro."- To know that we know what we know, and to know that we do not know what we do not know, that is true knowledge.- Confúcio como citado em Walden: Volume 1 - Página 20, Henry David Thoreau - Houghton, Mifflin, 1854."Os homens se humanizam trabalhando juntos para fazer do mundo, sempre mais, a mediação das consciências que se coexistenciam na liberdade".(Ernani Maria FIOR).
    A filosofia não como fugir dela na educação.Esta intimamente em funçao nem sempre levada a sério e,não fundamental de avaliar. A filosofia faz presente no início do processo, ao estabelecermos as metas; no seu decurso, quando traçamos metas e executamos as estratégias planejadas; e no final,avaliar é emitir juizos de valor e estes implicam sempre, queiremos ou não consciente ou inconscientemente uma posição filosofiva, uma filosofia.http:// educalara.vilabol.uol.com.br/lara2.htm

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    1. Arfilina Pereira de Macedo Duarte24 de abril de 2012 às 14:52

      A Filosofia da Educação, se faz presente em todo o processo educacional, da vida do ser humano. Na Instituição educacional é fundamen-
      tal que o educador exerça o exercício da Filosofia da Educação de modo dominante, saber se questiona antes de tudo. Se perguntar pra que ser educador? Pra que educar? Como educar? Uma vez que a Filosofia pode ser compreendida a partir da pergunta, “O que é o homem”? Cabe ao processo educacional um pouco de epistemologia, outro de axiologia e antologia. A Filosofia da Educação não estão isentos de pressuposto sobre o significado e sentido de ensinar e aprender a assim como sobre suas relações com a educação.
      "A educação que revela, para o conjunto dos cidadãos, o melhor governante é uma ascese espiritual: a alma que atinge o topo do conhecimento se acha em plenas condições de governar, mas não deve se julgar superior aos demais homens e mulheres. Ao contrário, deve retornar ao mundo de sombras em que eles vivem e, graças ao seu olhar mais acurado, ajudá-los a ver com maior nitidez no escuro."
      Pensamento de Platão http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/platao.htm

      Contribuição.
      Acadêmica Arfilina Pereira de Macedo Duarte

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  2. Não há como educar fora do mundo. Nenhum educador, nenhuma instituição educacional pode colocar-se à margem do mundo, encarapitando-se numa torre de marfim. A educação, de qualquer modo que a entendamos, sofrerá necessariamente o impacto dos problemas da realidade em que acontece, sob pena de não ser educação. Em função dos problemas existentes na realidade é que surgem os problemas educacionais, tanto mais complexos quanto mais incidem na educação todas as variáveis que determinam uma situação. Deste modo, a “Filosofia na educação” transforma-se em “Filosofia da Educação” enquanto reflexão rigorosa, radical e global ou de conjunto sobre os problemas educacionais. De fato, os problemas educacionais envolvem sempre os problemas da própria realidade. A Filosofia da Educação apenas não os considera em si mesmos, mas enquanto imbricados no contexto educativo.

    fonte: http://educalara.vilabol.uol.com.br/lara2.htm

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  3. A filosofia da educação é como uma hierarquia, vem desde criança entre família , e depois passa para a escola, e depois dai a pessoa já consegue basicamente andar sozinha, ou seja já está pronta para sair de casa ir trabalhar, etc.

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  4. Gostei muito da sua colocação, pois a filosofia da educaçãoé um ramo do pensamento que se dedica ao à reflexão sobre os processos educativos,à análise dos sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temática relacionadas a pedagogia.

    "A educação deve possibitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
    Platão

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  5. Segundo o dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”.

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